quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"A MISERICÓRDIA DO PERDÃO"



A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacífico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam alma sem elevação, nem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima dos golpes que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sombria suscetibilidade e cheia de fel; a outra é calma, toda mansidão e caridade.
Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, que tomar para padrão, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos. Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco, do que os temos para com eles? A prática dessas máximas tende à destruição do egoísmo. Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissensões, mas, tão-somente, união, concórdia e benevolência mútua.

2 comentários:

  1. Perdoar sempre...perdoe mesmo aquele que neste momento lhe atira pedras..e em troca vc ofereça floresss...perdoe mais do fundo do seu coração..isso fará bem a vc mesmo tire dos eu coração todo e qualquer sentimentoq te faça mal..odio magoa e rancor..liberte-se disso e viva com leveza e gratidão..sua vida e sua paz interior lhe agradeçe com certeza...luzzz

    ResponderExcluir
  2. É verdade minha amiga Angela..O cristão é chamado a perdoar sempre.O perdão é força ou fraqueza? Vitória ou derrota? Esperança ou renuncia? Aí eu te digo amiga..O perdão é um gesto de amor e de coragem.
    A Bíblia diz que devemos perdor 70 X 7..Este trecho do evangelho nos adverte de que o perdão de Deus, e inesgotável, mas está condicionado a nossa disposição de perdoar os outros.
    "Senhor ensina-me a perdoar. Meu coração está ferido e machucado. Sei que sozinha eu não consigo. Ajuda-me, eu quero perdoar. Ensina-me a pedir e dar perdão. Eu quero ser melhor."

    ResponderExcluir